top of page

Equipes do CadÚnico reforçam visitas domiciliares

A equipe do Cadastro Único (CadÚnico) do Instituto Helena Antipoff (IHA) tem reforçado, junto à Secretaria de Assistência Social (Semas), as ações de visitas domiciliares. Os profissionais estiveram, na última sexta-feira (19/01), no bairro Vila das Roseiras. O objetivo é atualizar informações ou incluir famílias de baixa renda no programa, especialmente aquelas em situação de pobreza.



A ação visou dar continuidade à execução do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procadsuas) e contou com a parceria da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro, além do IHA.


As famílias que possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da casa e que residam no bairro Vila das Roseiras e ainda não estiverem incluídas no Programa do Cadastro Único, além das que precisam atualizar suas informações, podem ligar no Cras Sudeste através dos telefones (37) 3229-9767, 3229-9785 ou (37) 99910-9036, ou ir até a unidade de saúde para maiores informações, também para realizar o agendamento para as próximas visitas, que serão realizadas semanalmente às sextas-feiras.


A coordenadora do Programa de Transferência de Renda e Benefícios, Sirleia Tavares, ressaltou a importância do programa.


“Ações como essas, têm ajudado muito as famílias que mais precisam, pois com o cadastro atualizado mantém-se a garantia dos benefícios socioassistenciais já concedidos, além da inclusão de famílias que têm o direito e ainda não estão acessando os benefícios. Outro ganho que temos é a qualidade cadastral, pois o cadastro da família sendo realizado no domicílio, proporciona aos cadastradores uma melhor identificação da realidade vivenciada pela família no momento da entrevista para o preenchimento do questionário, que é respondido pelo responsável familiar”, destacou.


A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará também em outros bairros mais distantes ações como essas nos territórios dos Cras, focando principalmente nos que incluem situações mais vulneráveis, como o Cras Sudeste.


Parceria


A parceria, firmada com a Secretaria de Assistência Social (Semas) através do Termo de Colaboração 01/2022, visa cadastrar e atualizar os dados das pessoas inseridas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). O objetivo é ampliar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade a programas sociais.


O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias em situação de pobreza utilizadas pelos governos federal, estadual e municipal na inclusão em programas sociais de assistência e renda.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page