top of page

Novas ações do IHA reforçam política de assistência social

Parceria visa ampliar o número de beneficiados pelo Cadastro Único

O projeto “Alô, Divinópolis, estamos juntos por você”, parceria entre o Instituto Helena Antipoff (IHA) e a Prefeitura, marcou presença em três pontos da cidade neste mês. A parceria, firmada com a Secretaria de Assistência Social (Semas) através do Termo de Colaboração 01/2022, visa cadastrar e atualizar os dados das pessoas inseridas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). O objetivo é ampliar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade a programas sociais.


No dia 12, no bairro Vila das Roseiras, os cadastradores participaram de um momento de ação social para cadastrar ou atualizar as informações dos moradores. O trabalho prosseguiu no último sábado (26/11), na Praça do Santuário, no Centro, e no ESF São Paulo, no bairro Realengo. Durante o dia, os agentes realizaram atendimentos espontâneos e agendados, tirando dúvidas sobre o tema e impulsionando os indicadores municipais quanto à atualização do Cadastro Único e o cadastramento de novos grupos familiares.

O Termo, firmado em março, tem duração inicial de dez meses. Dos 1.200 cadastros previstos para serem concluídos nesse período, o IHA já realizou 2.039 (169,9%). Estavam previstas, ainda, 900 atualizações cadastrais, das quais o Instituto promoveu 1.863, superando em 207% o objetivo inicial.

CadÚnico

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza utilizadas pelos governos federal, estadual e municipal na inclusão em programas sociais de assistência e renda.

6 visualizações0 comentário
bottom of page