top of page

IHA e Secretaria de Assistência Social ampliam a cobertura do Cadastro Único

O Instituto Helena Antipoff (IHA) segue elevando a cobertura cadastral para acesso a programas sociais e de distribuição de renda em Divinópolis. Considerando o mês de março, os entrevistadores do Instituto realizaram 1.084 atendimentos. Desse total, 460 usuários fizeram o seu primeiro cadastro, enquanto os demais (624) participaram de atualizações dos dados. A iniciativa faz parte do projeto “Alô, Divinópolis, estamos juntos por você”, firmado com a Secretaria de Assistência Social (Semas) através do Termo de Colaboração 01/2022.



Com os números, a parceria chega a 154% de cadastros efetivados a mais da meta estabelecida inicialmente Além disso, a entidade já realizou mais do que o dobro de atualizações previstas. O objetivo é cadastrar e atualizar os dados das pessoas inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, ampliando o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade a programas sociais.

Para abrir o mês de abril, no sábado (1°/04), a equipe do Cadastro Único (CadÚnico) do IHA participou de duas ações. A primeira aconteceu na comunidade rural de Buritis. Já a segunda marcou presença no bairro Nações. As ações são realizadas com frequência em diferentes regiões da cidade.

Coordenadora de projetos do IHA, Sheila Costa ressalta a importância do projeto para orientar a comunidade sobre seus direitos.

“O intuito é oferecer aos moradores a oportunidade de buscar esclarecimentos, entender os critérios e fazer o cadastro no CadÚnico ou atualizar seus dados, caso já seja inscrito”, pontua.

A presidente do IHA, Carla Marques, parabenizou o resultado dos entrevistadores.

“A parceria com a Assistência Social amplia cada vez mais o alcance de programas sociais na cidade. Isso garante que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham pelo menos o mínimo assegurado. E temos orgulho de poder fazer parte dessa iniciativa”, destacou.

O Termo de Fomento, firmado em março do ano passado, tem duração inicial de dez meses.


CadÚnico

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias em situação de pobreza utilizadas pelos governos federal, estadual e municipal na inclusão em programas sociais de assistência e renda.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page