top of page

IHA promove ações de conscientização e inclusão em Semana Mundial do Autismo

O Instituto Helena Antipoff (IHA) em Divinópolis encerrou a Semana Mundial de Conscientização sobre o Autismo com o lançamento de uma cartilha. Nos últimos dias, a instituição promoveu uma série de atividades voltada à inclusão e o respeito das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).




A presidente do IHA, Carla Marques, destaca as ações neste período.


"Foi uma oportunidade de reforçamos o laço entre os assistidos, suas famílias, o Instituto e a comunidade. Voltamos a destacar a importância de reconhecer as potencialidades das pessoas com autistas, abrindo portas para a inclusão e o respeito", ressaltou.


A programação começou no sábado (1º/04), com uma caminhada do quarteirão fechado na rua São Paulo até a Praça do Santuário. No local, os assistidos da oficina de música, a MusicaIHA, se apresentaram ao lado da banda da Polícia Militar (PM).


Na segunda-feira (03/04), o IHA sediou duas palestras. A mãe Maria Helena Reis abordou o tema "Experiências e perspectivas de uma mãe atípica".


"Eu compartilhei um pouco do que eu vivi, minha experiência, quais foram minhas expectativas diante do diagnóstico, como eu lidei com isso e como foi essa vivência durante todo esse período até ele chegar na condição que ele está hoje. Eu sinto ele extremamente feliz e participando das atividades do Instituto", detalhou.


Já Mariana Tadeu Barros, que recebeu recentemente o diagnóstico de autista, abordou sua experiência e processo de aceitação na palestra "Entendendo a rotina de uma autista: relatos e vivências".


"Eu expliquei um pouco sobre como foi meu diagnóstico e meu processo de autoconhecimento. Falei também sobre a importância do diagnóstico adulto, seja em qual idade for, para a pessoa se conhecer e libertar de culpas do passado", ressaltou.


No dia seguinte, a equipe do IHA realizou atividades internas temáticas junto aos assistidos, com foco na socialização e conscientização. O tema "Autismo: é preciso conhecermos" foi o tópico central, tanto no período da manhã quanto da tarde.


Para encerrar a programação, o Instituto Helena Antipoff lançou uma cartilha educativa com o tema "Alimentação e o Autismo", distribuído às famílias. O material, produzido pela equipe de nutrição do IHA, apresenta orientações e dicas para uma alimentação saudável e nutritiva.


A iniciativa integra o projeto 'IHA Põe a Mesa', viabilizado por emendas impositivas municipais. A nutricionista Amanda Nunes detalhou a importância da cartilha.


"Abordamos as particularidades que temos na nutrição do Espectro Autista, principalmente sobre a questão da seletividade alimentar. No material, de forma clara e objetiva, apresentamos estratégias para facilitar esse processo de introdução alimentar", concluiu.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page