Parceria entre IHA e Assistência Social amplia acesso a benefícios

Objetivo é garantir acesso de famílias em situação de vulnerabilidade a programas sociais


A parceria entre o Instituto Helena Antipoff (IHA) em Divinópolis e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está perto de alcançar a meta. O Termo de Colaboração 01/2022 visa a busca ativa de novos usuários para o CadÚnico, além de atualizar os dados cadastrais dos inscritos. O objetivo é ampliar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade a programas sociais.




O Termo, firmado em março, tem duração inicial de dez meses. Em apenas três desde o início do trabalho de campo, a parceria já superou metade da meta estipulada junto ao Município.


O número de novos cadastros chegou a 734 dos 1.200 previstos, ou seja, 61,17%. Já em relação ao número de atualizações foi definida a meta de 900 registros. Até o momento, 759 atualizações cadastrais foram contabilizadas (84,33%).


Nos próximos meses, o trabalho segue com o objetivo de alcançar e ultrapassar as metas, fortalecendo o acesso das famílias aos programas sociais em defesa da dignidade humana.


Colaboração


Em março deste ano, o Instituto e a secretaria firmaram o Termo de Colaboração 01/2022, com duração inicial de dez meses, para a execução do Serviço Complementar ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A primeira etapa do processo contou com reuniões para alinhamento dos trabalhos e a contratação de oito profissionais, entre entrevistadores sociais, motorista e auxiliar administrativo. Os profissionais também receberam qualificação técnica oferecida pela pasta.


Posteriormente, a equipe iniciou a etapa de visita aos bairros, como Candidés, Nova Fortaleza II, Jardim Copacabana e outros. O objetivo é promover a busca ativa para o cadastro de novos usuários do CadÚnico, além de atualizar os dados de quem já está inscrito. Como forma de garantir a eficiência do trabalho, um encontro mensal é realizado para monitorar e avaliar os resultados obtidos até o momento.


​O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza utilizadas pelos governos federal, estadual e municipal na inclusão em programas sociais de assistência e renda.

7 visualizações0 comentário