top of page

QualiFICA abre inscrições para qualificação profissional para pessoas com deficiência

Instituto promove curso voltado à inserção de PcD no mercado de trabalho para além das cotas


O Instituto Helena Antipoff (IHA) em Divinópolis abre, nesta terça-feira (18/04), as inscrições para o projeto 'QualiFICA: Para Além das Cotas PdC'. O prazo termina no próximo dia 25. A iniciativa, apoiada e viabilizada pelo Instituto Cooperforte, promove a qualificação profissional de pessoas com deficiência intelectual leve ou moderada ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 18 a 40 anos.


As inscrições devem ser feitas na sede do Instituto (rua do Cobre, 697 - Niterói) com a presença de um responsável ou nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).


Cras Nordeste - Rua Rubi, 284, bairro Niterói.


Cras Noroeste - Rua Nova Serrana ,140, bairro Afonso Pena.


Cras Sudeste - Rua José Afonso Michelini, 151, bairro N. Sra das Graças

Cras Sudoeste - Rua Castro Alves, 2020, bairro São José.


Cras Sudoeste II - Rua Goiabeira, 761, bairro Jardinópolis.



Os documentos necessários são:


- CPF e RG da pessoa a participar do projeto;

- CPF e RG de um responsável;

- Comprovante de endereço;

- Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID);

- Comprovante de escolaridade;

- Duas fotos 3x4.


É necessário, ainda, informar o e-mail de um responsável e dois contatos telefônicos.


O objetivo é preparar as pessoas com deficiência para as diferentes exigências do mercado, como planejamento, organização, informatização e outras habilidades. São oferecidas palestras, oficinas, acesso a materiais de estudo e educativos, entre outras ações.


A presidente do IHA, Carla Marques, convidou os pais e responsáveis a conhecerem o projeto.


"É uma oportunidade única. Tivemos um resultado muito positivo com a primeira edição no ano passado, com diversas empresas abrindo suas portas para os assistidos. Com esse projeto, os assistidos chegam preparados para as entrevistas de emprego e aptos a mostrarem suas habilidades", destacou.

Coordenadora de Projetos do IHA, Sheila Costa comentou sobre a importância do QualiFICA na inclusão.


"O nome do projeto reflete justamente a intenção de apresentar às empresas o potencial das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, não apenas para preencher as cotas, mas por seu potencial e suas habilidades", ressaltou.

O Instituto também atua na articulação de parceria com empresas e outras instituições para o acesso e a permanência no mercado de trabalho.


Qualificação


Ao longo do QualiFICA, o instituto oferecerá diversos grupos de aprendizado para os assistidos, como rotinas de auxiliar administrativo, oficinas de empregabilidade, workshop de agentes multiplicadores, desenvolvimento e marketing pessoal, oficina de prática profissional, empreendedorismo, educação financeira e empoderamento digital.


O projeto também conta com a distribuição de materiais de conscientização e visita a empresas para orientações e esclarecimentos.


Segunda edição


O projeto 'QualiFICA: Para além das cotas para Pcd’, do IHA, está em sua segunda edição. A primeira aconteceu no ano passado e foi concluída com a formatura e entrega de certificados aos alunos.


O QualiFICA é aprovado pelo Instituto Cooperforte, instituição nacional de apoio a organizações sociais através da capacitação e do desenvolvimento profissional. O IHA participou do 1º edital para arrecadar fundos para a viabilização do projeto voltado à inclusão dos assistidos no mercado de trabalho.


O processo seletivo contou com a participação de mais de 100 instituições de todo o Brasil ao longo de suas três etapas: credenciamento das instituições, análise do projeto e visita presencial da equipe técnica para avaliação da estrutura e dos trabalhos desenvolvidos.

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page