QualiFICA prepara assistidos para mercado de trabalho

Com apoio do Instituto Cooperforte, projeto é voltado para a empregabilidade de pessoas com deficiência


O Instituto Helena Antipoff (IHA), em Divinópolis, segue com as atividades do QualiFICA, projeto voltado à empregabilidade da pessoa com deficiência. A iniciativa conta com o apoio e o financiamento do Instituto Cooperforte. O objetivo é promover a qualificação profissionais de pessoas com deficiência, através de oficinas, palestras e atividades, e articular a inserção dela no mercado de trabalho. Outra meta é garantir contratações para além das cotas, para que os assistidos sejam reconhecidos por seu potencial.



Coordenadora de projeto do IHA, Sheila Costa, destacou a importância das ações para preparar os assistidos para o ambiente de trabalho. Em uma das atividades recentes, eles tiveram contato com os tópicos organização e planejamento.


“No curso do QualiFICA, com a parceria com a Cooperforte, os alunos estão vendo o tema organização e planejamento. É um didática para eles terem noção da importância da organização das rotinas administrativas dentro das empresas e também o planejamento dos nossos sonhos, dentro das empresas que eles vão trabalhar”, detalhou.

O objetivo é garantir que eles estejam preparados para lidar com demandas básicas dentro de suas futuras posições no mercado de trabalho.


“É proporcionar aos alunos o contato com esse contexto social e laboral, do que é organizar e planejar, pois são ações que se fundem e são paralelas à inserção dos alunos”, explicou.


Qualificação


O objetivo é inserir os assistidos, entre 18 a 40 anos, com deficiência intelectual, múltipla ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho através de metodologia específica para não apenas o acesso, mas a permanência no emprego. Assim, o instituto espera conscientizar as empresas sobre as potencialidades dos assistidos e qualificar os assistidos, fortalecendo sua independência e autonomia.


Ao longo do QualiFICA, o instituto oferecerá diversos grupos de aprendizado para os assistidos, como rotinas de auxiliar administrativo, oficinas de empregabilidade, workshop de agentes multiplicadores, desenvolvimento e marketing pessoal, oficina de prática profissional, empreendedorismo, educação financeira e empoderamento digital.


O projeto também contará com a distribuição de materiais de conscientização e visita a empresas para orientações e esclarecimento sobre o tema.


Projeto


O projeto 'QualiFICA: Para além das cotas para Pcd’, do IHA, foi aprovado pelo Instituto Cooperforte, instituição nacional de apoio a organizações sociais através da capacitação e do desenvolvimento profissional. O IHA participou do 1º edital para arrecadar fundos para a viabilização do projeto voltado à inclusão dos assistidos no mercado de trabalho.


O processo seletivo contou com a participação de mais de 100 instituições de todo o Brasil ao longo de suas três etapas. A primeira foi o credenciamento das instituições. Em seguida, os projetos foram analisados. Por fim, a equipe técnica do Cooperforte visitou a sede do IHA para conhecer a estrutura e os trabalhos desenvolvidos dentro da instituição.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Instituto busca a terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, neuropsicopedagoga, nutricionista e coordenador de projetos O Instituto Helena Antipoff (IHA), em Divinópolis, divulgou nesta semana cinco edita